​
A Tomografia Computadorizada é um exame similar ao Raio-X, pois se baseia no mesmo princípio técnico do uso de radiação ionizante. Pode-se considerar uma evolução do exame tradicional de radiografia por utilizar mais radiação e conseguir imagens mais nítidas e divididas em segmentos que proporcionam ao médico uma visualização tridimensional.
​
O equipamento de tomografia computadorizada tem a forma de um anel onde, durante o exame, o paciente se deita em uma maca que desliza através do anel.O procedimento é rápido e indolor, o paciente não sente a radiação e não há partes móveis ao redor do equipamento. Durante todo o exame o paciente é observado e acompanhado por uma equipe assistencial composta por técnico de radiologia e equipe de enfermagem.
A Tomografia Computadorizada é um exame seguro e não invasivo, mas possui alguns limitantes para sua realização, durante o agendamento é extremamente importante informar sobre doenças renais, nefrectomia ou transplante de rim, assim como gestação ou possibilidade de estar grávida.
​
Para alguns casos poderá ser necessária a utilização de contraste, que serve para realçar nas imagens geradas locais específicos para um diagnóstico mais preciso.O contraste é eliminado pela urina naturalmente. Os riscos de reação ao uso do contrate são baixos, geralmente relacionados a alergia.
​
Nossa equipe irá orientá-lo na realização de um exame seguro ou contraindicar sua realização nos casos em que for imprescindível.